Brinquedo para não brincar

Toy Art é a manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade. A ideia surgiu em 1998, quando Michael Lau, um artista de Hong Kong, customizou alguns brinquedos do GI Joe (no Brasil, o famoso Falcon). Ele remodelou e customizou os bonecos com roupas de hip-hop, símbolos, e outros acessórios. Esses “Toys” fizeram o muito sucesso, pois eram diferentes de tudo que havia na época.






Hoje, os Toys feitos por Michael Lau somam um total de 101 figuras customizadas, elas valem muito dinheiro e podem ser consideradas itens de colecionador.Outro modelo bacana de Toy Art são os DIY – abreviação de Do It Yourself -, ou seja, bonequinhos totalmente customizados e que podem ficar a sua cara.



No Brasil há diversos colecionadores – eu sou um deles -, e o assunto tem gerado tantos comentários, compras e novos colecionadores que ganhou uma exposição no MUBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo., Chamada "Troyart", a mostra internacional segue em cartaz até 30 de janeiro e tem curadoria assinada por Angela Ferrara.
 





"TROYART"

Quando: de 15 a 30 de janeiro de 2011. Terça a domingo, das 10h às 19h
Onde: MuBE - Sala Pinacoteca (r. Alemanha, 221, Jd. Europa, São Paulo-SP)
Quanto: entrada franca
Mais informações: 0/xx/11/2594-2601e site do MuBE.

Um comentário: