Uma nova ‘Ana Maria’?

Lembre-se da sua infância. Ok, estou falando com quem tem entre 25 e 40 anos. Recorde-se de quando sua mãe preparava a lancheira da escola e colocava um bolinho de baunilha com recheio, acompanhando sucos e afins... Então, o bolinho cresceu e agora é chamado de Cupcake, famoso companheiro das gatas protagonistas de Sex and The City.


Bem, não é igual a uma Martha Stewart's ou Ana Maria, mas lembra sim! Quem curte pode degustar em alguma cupcakeria ou fazer em casa. Para ajudar na tarefa, hoje compartilhamos um vídeo-receita preparado pela professora Marcella Lages, do curso de extensão universitária Cozinheiro Chefe Internacional do Centro Universitário Senac (www.sp.senac.br/cci). A receita leva ‘massa de baunilha’, mas você pode prepará-lo com outras essências ou sabores, como chocolate, por exemplo.


Ficou com água na boca? Assista ao vídeo Cupcake e bon appétit!




Receita - Cupcakes
Por Marcella Lages, professora do curso de extensão universitária Cozinheiro Chefe Internacional do Centro Universitário Senac
Rendimento: 5 porções


Ingredientes - (Quantidade / Unidade de Medida)

Açúcar - 150 Gramas
Baunilha - 8 Mililitros
Farinha - 75 Gramas
Leite - 50 Mililitros
Ovos - 3 Unidades
Sal - 1 Pitada

Preparo:

Separe as claras e misture as gemas com o açúcar e a baunilha. Acrescente a farinha aos poucos e em seguida o leite. Com o auxílio de uma batedeira deixe a mistura ficar homogênea. Bata as claras em neve e acrescente a pitada de sal. Incorpore a massa às claras em neve delicadamente, mexendo sempre de baixo para cima. Em uma forma de papel, leve para assar em forno pré-aquecido a 180º C. Recheie com doce de leite ou ganache de chocolate e decore com marshmallow ou ganache.

Ah... preste atenção às quantidades, pois a ciência da confeitaria é mais exata do que emocional como a cozinha, digamos, convencional. Ao preparar um doce ou bolo, siga sempre os gramas, mililitros recomendados e a temperatura do forno.


Por Juliana Annunciato: julianaannunciato@hotmail.com

2 comentários:

  1. Gostaria de saber o tipo e o tamanho do bico que foi usadopara confeitar os cupcakes.... obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paula! Desculpa só te responde ragora, mas estava com problemas para postar comentários. Se ainda valer a informação, o tamanho do bico pode variar - mas o 70 ou o 112 se adptam bem. Obrigado e boa cozinha! Bruno

    ResponderExcluir