Mini Coleção

Quem gosta de coleções, pode comemorar. Acontece que desde o inicio do mês, as bancas de jornal recebem as miniaturas de “Casa de Fazenda”. Embora o foco da editora Planeta DeAgostini seja a criação de uma “casa de bonecas à brasileira”, o primeiro exemplar mostra que a preocupação em retratar o mobiliário colonial brasileiro pode superar as expectativas de quem quer começar uma coleção em miniatura!



Ao todo, o conjunto de 100 edições permite criar uma casa de dois andares, cuja disposição à “maneira das casas de bonecas tradicionais” permite o acesso a todos os cômodos e a decoração por completa de cada um deles. Talvez para as crianças seja uma excelente oportunidade de conhecer a ambientação das casas brasileiras dos séculos XVIII e XIX, até porque a falta de preservação desse mobiliário e suas construções impede que estes entendam a evolução dos espaços residenciais em nosso país – o que justifica a coleção completa. Contudo, quem tem como hobbie colecionar miniaturas de design, vale a pena conferir as bancas das próximas semanas e adquirir algumas edições com miniaturas das peças do colonial brasileiro, mesclando estas com as outras miniaturas de clássicos internacionais.



A edição numero 1 traz uma cristaleira muito semelhante às utilizadas até hoje nas decorações com clima rústico provençal. Embora a abordagem seja de uma peça genuína brasileira, o desenho elaborado para esta peça tem sua origem no barroco, com a simplicidade nos ornamentos conforme os padrões brasileiros da época. Este tipo de mobiliário pode ser visto em várias casas porque sua disposição contempla ainda hoje as nossas necessidades em termos um espaço fechado e outro aberto para louças mais bonitas. A grande surpresa é a qualidade desta primeira miniatura, cujo rigor se ateve tanto à escala da peça, quanto aos acabamentos utilizados para o tom original da madeira, ou mesmo dos detalhes  dos puxadores da gaveta.
Agora é controlar a ansiedade e esperar os próximos números!




Nota: A Editora Planeta DeAgostini do Brasil, especialista em colecionismo, aborda em suas publicações diferentes temas referentes ao universo infantil e adulto.

Por Fabrício Forg

Nenhum comentário:

Postar um comentário