Made By, Feito por Brasileiros, programa imperdivel para os amantes de arte!

Visitar exposições está em alta nas principais cidades brasileiras, mas conhecer a intervenção na Cidade Matarazzo que acontece em São Paulo é um programa imperdível, que requer tempo e disponibilidade para apreciar a boa arte. A curadoria muito bem feita por um grupo de especialistas em vários segmentos permite que o espectador percorrar muitos espaços da antiga edificação e se depare com instalações site specific, outras produzidas com os restos do abandono, umas ainda que conversam com a originalidade do prédio e outros momentos em que a própria condição física do lugar ganha o status de arte!





“Não queremos apresentar ao público uma exposição no sentido tradicional do termo. É por isso que preferimos o termo invasão criativa. Este evento se propõe a ser uma experiência em um lugar incrível fechado há mais de 20 anos, que temos tentado manter, tanto quanto possível, em mente. Gostaríamos que o público a vivesse como um todo, um lugar abandonado, onde ele chegaria a descobrir um laboratório de ideias de muitos artistas convidados. (...) O público vai descobrir o corpo a corpo dos artistas com volumes e com a arquitetura do lugar.”






As palavras do curador Marc Pottier resumem de forma clara a experiencia vivenciada por quem visita a  “invasão criativa” MadeBy, Feito por Brasileiros no complexo arquitetônico do extinto Hospital dos Matarazzos em São Paulo. Após anos de especulação sobre o destino destes edificios históricos, eles novamente se abrem à cidade como que para dar revigorada no sentimentos intrinsecos nas paredes deste conjunto hospitar. Tunga, Lygia Clark, Joana Vasconscelos, Arne Quinze, Beatriz Milhazes, Rodrigo Bueno, Nuno Ramos, são apenas alguns dos cem artistas com seus trabalhos espalhados pelos sete blocos possiveis de visitação.






O “Decora Gourmet” esteve presente no último fim de semana e garante que vale muito abrir um espaço na agenda e levar aquela camera fotográfica Top para fazer vários cliques no lugar! A seguir o resultado dessa experiencia pelas lentes de Forg, nosso enviado especial:







Agenda: a Cidade Matarazzo fica na Alameda Rio Claro, 190. De terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Ah... Corre porque é só até dia 12 de outubro, hein!

Fabricio Forg é arquiteto, curador de arte sacra, especialista em Geometria Sagrada e contribui para nosso blog com matérias especiais sobre o mundo da arte e do design.





Nenhum comentário:

Postar um comentário